A importancia da gordura para o bom funcionamento do corpo

Você é daqueles que morre de medo de comer gordura?

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Saiba que o nosso organismo precisa de gorduras para que possa desenvolver diversas funções tais como absorção de vitaminas A, D, E é K, diminuição do colesterol ruim (LDL), formação de membranas celulares, controle da temperatura corporal e auxilia na produção de hormônios.

Contudo, não é qualquer tipo de gordura que faz bem, existem as gorduras boas e as gorduras ruins.

As gorduras BOAS são as monoinsaturadas, poli-insaturadas e saturadas.

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As fontes alimentares das gorduras monoinsaturadas são o azeite de oliva extra virgem, azeitonas, abacate, amendoim, castanhas e óleo de girassol. Elas ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL) e tem ação antioxidante.

Já as gorduras poli-insaturada são encontradas no óleo de soja, peixe, óleo de peixe e frutos do mar (Ômega 3, 6 e 9), nozes e linhaça, estas gorduras são essenciais.

As gorduras saturadas estão presentes no bacon, banha de porco, lacticínios integrais, carnes gordas e ovos, estas são fontes de origem animal, e o óleo de coco é uma fonte de origem vegetal. Ainda existe muita controvérsia sobre as gorduras saturadas, alguns estudos mostram que ele é prejudicial, por outro lado, outros estudos atribuem a ela efeitos benefícios quando consumidas em quantidades adequadas.

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O que não podemos esquecer é que a gordura apresenta teor calórico muito mais elevado em relação aos carboidratos e as proteínas, e mesmo sendo gorduras benéficas devem ser consumidas com moderação.

As gorduras RUINS são as chamadas gorduras trans , estas gorduras são encontradas em produtos industrializados. A gordura trans é produzida através do processo de hidrogenação de óleos vegetais. Este tipo de gordura está ligado ao desenvolvimento de diversas doenças e seu consumo deve ser reduzido ao máximo ou até mesmo excluído de sua alimentação.

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Quando for comprar algum produto no mercado, LEIA O RÓTULO, verifique a quantidade e a qualidade da gordura e faça a melhor escolha.

Procure um nutricionista para adequar sua alimentação e pedir orientações sobre como emagrecer mais rápido se esse é seu objetivo.

 

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